Janeiro começa com alinhamento do projeto arquitetônico nas Escolas em Valparaíso



Os primeiros passos 2018 já começam cheios de atividades para a equipe do Instituto Brasil Solidário! Na última quinta-feira, 11, a equipe do IBS esteve com os arquitetos do Stúdio 90, responsáveis pelos projetos arquitetônicos das obras estruturais que serão realizadas na comunidade de Valparaíso, em Tianguá/CE. O Programa Socioambiental, promovido em parceria com a empresa Echoenergia, prevê, além de ações de formação e capacitação, com atividades de economia solidária, um projeto de melhoria e reforma nas escolas, com duas novas salas de aula, ampliação dos espaços pedagógicos, dois parquinhos com espaços lúdicos, banheiros, um quiosque de leitura, além da construção de uma biblioteca com aquisição de livros e quiosque de leitura.

Durante a visita, os arquitetos trabalharam nas medições e alinhamento do projeto arquitetônico para as obras na Escola Família Agrícola de Ensino Fundamental Antônia Suzete de Olivindo da Silva e Francisco Nemesio Cordeiro (EEIEF), que serão beneficiadas com as instalações. Reforçando a importância do diálogo com a comunidade, representantes da Associação de Moradores de Valparaíso e os gestores das escolas participantes acompanharam todo o processo de perto, auxiliando nas ideias de reaproveitamento de materiais de fácil acesso na comunidade, como paletes, madeiras e palhas.

“A ideia é trabalharmos sempre dentro do conceito de sustentabilidade e valorização de materiais já disponíveis na comunidade, então estamos sempre conversando com os moradores até para entender as necessidades reais da escola, foi nesse diálogo que já estamos adequando algumas iniciativas, como a melhoria dos espaços existentes para acessibilidade de cadeirantes”, disse Aline Mesquita, da equipe de projetos do IBS.

Segundo o Presidente da Associação de Moradores de Valparaíso, Francisco Borges, mais conhecido como Seu “Chichico”, a comunidade está entusiasmada com as ações previstas no projeto e ansiosa para que as obras sejam iniciadas. “Estão todos muito felizes com o projeto, essas obras vão beneficiar não só os moradores do Assentamento, mas todos que moram no entorno da comunidade! Nas escolas, mais da metade dos alunos matriculados são dos bairros vizinhos ao assentamento”, enfatizou.

Selando o compromisso e responsabilidade do projeto com a comunidade, o encontro contou ainda com reuniões na Secretaria de Educação do Município de Tianguá para a entrega do Termo de Parceria. O documento foi entregue também na Associação de Moradores de Valparaíso contando com representantes da diretoria e gestão escolar da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Echoenergia e Ventos que Transformam: Dia de diversão e aprendizado para os alunos da escola Humberto Ribeiro Lima num passeio ao Parque Nacional de Ubajara

Echoenergia e Ventos que Transformam: Prefeito de Tianguá, Jaydson Aguiar, acompanha a equipe IBS na visita as obras estruturais das escolas em Valparaíso

Biblioteca em Valparaíso segue em construção com paredes já levantadas e ações de leitura continuam sendo fomentadas pela comunidade escolar