Echoenergia e Ventos que Transformam: Com atividades práticas, as Oficinas de Leitura em Ubajara levaram nova roupagem para a biblioteca e muita arte para os espaços literários
Após uma semana intensa de atividades em Tianguá, foi a vez
da Escola Humberto Ribeiro Lima, em Ubajara, sediar as oficinas práticas do
Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com formações do Instituto
Brasil Solidário! As atividades, realizadas entre os dias 23 e 25 de abril,
incluíram ações no eixo de Educação Ambiental e Incentivo à Leitura, em quase
todo momento, de forma integrada, onde os conceitos de sustentabilidade,
reaproveitamento de materiais, conscientização sobre os cuidados com o meio
ambiente, pôde ser visto em cada cantinho e espaço literário pensado para as
atividades lúdicas de leitura na escola.
Enquanto a turma de Mediação de Leitura recebia uma formação
trazendo várias ideias e sugestões para envolver a comunidade escolar no
encantamento e aprendizado do universo literário, compondo o cenário de uma
escola com participação ativa dos próprios alunos, a sala da formação, recebia,
ao mesmo tempo, a equipe da sala de Artes para montar a árvore literária da
sala da biblioteca! Árvore esta, construída com materiais da própria escola e
comunidade, com caixotes, restos de madeira e resíduos que logo formavam um
espaço convidativo para a exposição do acervo literário da escola.
A formação em Mediação de Leitura contou com 34
participantes, envolvendo desde educadores, alunos até gestores escolares do
município de Ubajara para atuarem como multiplicadores das ações em outras
escolas da região. Para além do aprendizado teórico sobre catalogação e a
diversidade de categorias literárias que podem ser trabalhadas em todas as
séries escolares, a Oficina, proporcionou a ação prática de montagem e
organização da biblioteca como um todo.
“Nossa primeira intervenção da oficina, foi transformar a
sala onde eram guardados os livros, em um espaço lúdico, organizado e que
pudesse valorizar o rico acervo da escola, que estava sendo empilhado em
mobílias antigas, com difícil acesso para os alunos. Então, começamos tirando
os móveis quebrados e mofados, os livros danificados e conseguimos organizar as
estantes e separar o acervo por categoria, o impacto foi imediato, era visível
o encantamento dos professores e alunos quando abriam a porta da biblioteca ao
final da oficina”, ressaltou Zenaide Campos, professora da Oficina de Mediação
de Leitura.
Com a arte e sensibilidade criativa dos próprios alunos e
educadores que participavam das oficinas práticas, a parede da biblioteca,
ganhou vida e novas cores, além da árvore literária, que compôs também o espaço
do pátio da escola, tendo como referência a vegetação nativa, como o Cajueiro,
facilmente encontrado nas plantações da região.
Confira toda a delicadeza e criatividade que agora fazem
parte dos espaços literários da escola:
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