Echoenergia e Ventos que Transformam: Integrando atividades artísticas, culturais e de tecnologia sustentável as Oficinas de Educação Ambiental em Ubajara movimentaram todos os espaços da escola


Educação Ambiental na pura essência da interdisciplinaridade que o tema pode proporcionar dentro e fora da escola! As Oficinas Práticas em Ubajara/CE, realizada na Escola Humberto Ribeiro Lima, entre os dias 23 e 25 de abril, levantaram a temática dos cuidados com o meio ambiente em todas as atividades, de forma integrada e com soluções que podem ser replicadas na comunidade e em todas as escolas da região. A iniciativa, que contou com participação de educadores, estudantes, coordenadores pedagógicos, além da comunidade local, faz parte do plano de formação em educação ambiental, do Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com realização do Instituto Brasil Solidário.

Unindo atividades lúdicas, dinâmicas e de construção coletiva, a Oficina de Viveiro, Horta e Compostagem, dividida em três turmas, com formações artísticas de pintura e identificação de placas para os viveiros, construção de recipientes ecológicos, além de uma sala só para as práticas de tecnologias socioambientais, conseguiu mobilizar 77 participantes, envolvidos nas ações de educação ambiental. Com aulas práticas e interativas, os alunos e educadores que participaram da atividade, conheceram de perto diferentes formas de utilização de técnicas de aproveitamento da energia solar, considerando uma fonte de energia limpa e sustentável, além de ser uma opção diretamente econômica para uso também na comunidade.

A produção feita durante as oficinas, desde o forno solar, o chuveiro com aquecimento da água pela energia do sol e também lâmpadas solares, ficaram como legado para os educadores e alunos, inclusive, permitindo um novo ambiente numa das salas com pouca iluminação na escola e, que recebeu a instalação da lâmpada solar. Na área de Permacultura, as atividades permitiram incorporar as técnicas de compostagem, vermicultura, construção de canteiros orgânicos e econômicos, de espiral de ervas, até concepções de paisagismo vertical. Foram plantadas mudas de árvores nativas e frutíferas, de hortaliças e ornamentais, abrangendo orientações sobre as funções e importância do banco de sementes e do viveiro de mudas.

A turma acompanhou também a construção de um instrumento artesanal para identificação das curvas de nível do relevo para possibilitar a implantação de valas de infiltração, que captam água da chuva e potencializam a recarga hidrológica do subsolo, o que resulta em maior produtividade dos agrossistemas. Os alunos participaram ainda de uma ação de sensibilização sobre as problemáticas do acúmulo de lixo em locais abertos e em contato direto com a natureza, foi instalada uma caixa de decomposição em espaço comum da escola, sensibilizando sobre a importância do destino correto dos resíduos sólidos.

“A turma surpreendeu pela vontade de participar e pela força de trabalho. Realmente, colocaram a mão na massa, trabalharam em equipe e permitiram que fosse possível construirmos muitas coisas nesses três dias de oficina prática”, enfatizou Bia Mesquita, professora da Oficina de Educação Ambiental.

A mesma energia e dedicação foi encontrada nas outras salas de artesanato e pintura! A turma de Construção de Recipientes Ecológicos, caprichou na produção com materiais reaproveitáveis, elaborando manualmente vários recipientes artesanais e sustentáveis, fazendo de caixas de tetra pak, conhecida como caixinhas de leite, se transformarem em vasos e jarros novinhos para as plantas da área verde, já as garrafas PET, foram parar na Horta Vertical da escola. Na sala de Placas e Arborização, as mãos com os pincéis e muita tinta, não pararam de se movimentar nesses três dias de Oficina!

Trazendo toda a inspiração das cores e a vasta vegetação do Parque Nacional de Ubajara, os espaços de Permacultura, Bioconstrução e mesmo as áreas comuns da escola, foram tomadas pela mensagem do cuidado com nossos recursos naturais e todo o potencial de flores, horta e plantas que são nativas da região. Além do impacto visual e vibrante das pinturas nas paredes, nas plaquinhas de identificação das espécies e até na replicação do Projeto Emplaque o Bem, com mensagens positiva espalhadas por toda a escola, a turma aproveitou para fazer uma restauração em todos esses espaços pedagógicos da educação ambiental, desde os caixotes para guardar as ferramentas de Bioconstrução, até as prateleiras, mesas e plaquinhas ecológicas do banco de sementes da escola.

“A Oficina estava o tempo todo em diálogo com as outras áreas de conhecimento, fizemos parte da construção de um espaço que promove a difusão e fortalecimento dessas linguagens dentro da escola, seja a consciência ambiental, ou mesmo de incentivo à leitura. As plaquinhas de identificação na horta e viveiro da escola, com certeza facilitará muito as aulas, colocamos identificação em todas as espécies, desde a horta orgânica, as plantas nativas, frutíferas, medicinais, acredito que vai auxiliar bastante para as crianças assimilarem com mais rapidez todo o conhecimento que esse espaço tem a oferecer”, enfatizou Rociania Cavalcante, Professora da Oficina de Placas e Arborização.











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