Echoenergia e Ventos que Transformam: Integrando atividades artísticas, culturais e de tecnologia sustentável as Oficinas de Educação Ambiental em Ubajara movimentaram todos os espaços da escola
Educação Ambiental na pura essência da interdisciplinaridade
que o tema pode proporcionar dentro e fora da escola! As Oficinas Práticas em
Ubajara/CE, realizada na Escola Humberto Ribeiro Lima, entre os dias 23 e 25 de
abril, levantaram a temática dos cuidados com o meio ambiente em todas as
atividades, de forma integrada e com soluções que podem ser replicadas na
comunidade e em todas as escolas da região. A iniciativa, que contou com
participação de educadores, estudantes, coordenadores pedagógicos, além da
comunidade local, faz parte do plano de formação em educação ambiental, do
Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com realização do Instituto
Brasil Solidário.
Unindo atividades lúdicas, dinâmicas e de construção
coletiva, a Oficina de Viveiro, Horta e Compostagem, dividida em três turmas,
com formações artísticas de pintura e identificação de placas para os viveiros,
construção de recipientes ecológicos, além de uma sala só para as práticas de
tecnologias socioambientais, conseguiu mobilizar 77 participantes, envolvidos
nas ações de educação ambiental. Com aulas práticas e interativas, os alunos e
educadores que participaram da atividade, conheceram de perto diferentes formas
de utilização de técnicas de aproveitamento da energia solar, considerando uma fonte
de energia limpa e sustentável, além de ser uma opção diretamente econômica
para uso também na comunidade.
A produção feita durante as oficinas, desde o forno solar, o
chuveiro com aquecimento da água pela energia do sol e também lâmpadas solares,
ficaram como legado para os educadores e alunos, inclusive, permitindo um novo
ambiente numa das salas com pouca iluminação na escola e, que recebeu a
instalação da lâmpada solar. Na área de Permacultura, as atividades permitiram
incorporar as técnicas de compostagem, vermicultura, construção de canteiros
orgânicos e econômicos, de espiral de ervas, até concepções de paisagismo
vertical. Foram plantadas mudas de árvores nativas e frutíferas, de hortaliças
e ornamentais, abrangendo orientações sobre as funções e importância do banco
de sementes e do viveiro de mudas.
A turma acompanhou também a construção de um instrumento
artesanal para identificação das curvas de nível do relevo para possibilitar a
implantação de valas de infiltração, que captam água da chuva e potencializam a
recarga hidrológica do subsolo, o que resulta em maior produtividade dos
agrossistemas. Os alunos participaram ainda de uma ação de sensibilização sobre
as problemáticas do acúmulo de lixo em locais abertos e em contato direto com a
natureza, foi instalada uma caixa de decomposição em espaço comum da escola,
sensibilizando sobre a importância do destino correto dos resíduos sólidos.
“A turma surpreendeu pela vontade de participar e pela força de trabalho. Realmente,
colocaram a mão na massa, trabalharam em equipe e permitiram que fosse possível
construirmos muitas coisas nesses três dias de oficina prática”, enfatizou Bia
Mesquita, professora da Oficina de Educação Ambiental.
A mesma energia e dedicação foi encontrada nas outras salas
de artesanato e pintura! A turma de Construção de Recipientes Ecológicos,
caprichou na produção com materiais reaproveitáveis, elaborando manualmente
vários recipientes artesanais e sustentáveis, fazendo de caixas de tetra pak,
conhecida como caixinhas de leite, se transformarem em vasos e jarros novinhos
para as plantas da área verde, já as garrafas PET, foram parar na Horta
Vertical da escola. Na sala de Placas e Arborização, as mãos com os pincéis e
muita tinta, não pararam de se movimentar nesses três dias de Oficina!
Trazendo toda a inspiração das cores e a vasta vegetação do
Parque Nacional de Ubajara, os espaços de Permacultura, Bioconstrução e mesmo
as áreas comuns da escola, foram tomadas pela mensagem do cuidado com nossos
recursos naturais e todo o potencial de flores, horta e plantas que são nativas
da região. Além do impacto visual e vibrante das pinturas nas paredes, nas
plaquinhas de identificação das espécies e até na replicação do Projeto
Emplaque o Bem, com mensagens positiva espalhadas por toda a escola, a turma
aproveitou para fazer uma restauração em todos esses espaços pedagógicos da
educação ambiental, desde os caixotes para guardar as ferramentas de
Bioconstrução, até as prateleiras, mesas e plaquinhas ecológicas do banco de sementes
da escola.
“A Oficina estava o tempo todo em diálogo com as outras áreas
de conhecimento, fizemos parte da construção de um espaço que promove a difusão
e fortalecimento dessas linguagens dentro da escola, seja a consciência
ambiental, ou mesmo de incentivo à leitura. As plaquinhas de identificação na
horta e viveiro da escola, com certeza facilitará muito as aulas, colocamos
identificação em todas as espécies, desde a horta orgânica, as plantas nativas,
frutíferas, medicinais, acredito que vai auxiliar bastante para as crianças
assimilarem com mais rapidez todo o conhecimento que esse espaço tem a
oferecer”, enfatizou Rociania Cavalcante, Professora da Oficina de Placas e
Arborização.
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