Echoenergia e Ventos que Transformam: Atividades dinâmicas em sala e ação prática com o Programa 30 Minutos pela Leitura marcam a II Etapa da Oficina de Mediação de Leitura




Com muitas atividades interativas, a formação em Mediação de Leitura trouxe para a segunda etapa de oficinas práticas, uma semana intensa, que pôde movimentar a turma e mobilizar a escola para ter seu primeiro grande evento de Incentivo à Leitura junto aos alunos! Como parte das ações de educação do Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com formação do Instituto Brasil Solidário, as atividades aconteceram entre os dias 15 e 17 de maio, envolvendo 30 participantes incluindo educadores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos da Secretaria de Educação de Tianguá e Ubajara.

Depois de uma primeira etapa importante com orientações sobre a organização das bibliotecas e catalogação dos livros, a continuidade da formação, permitiu aos educadores um momento de se colocar no lugar dos alunos enquanto leitores e ampliarem a visão estratégica de mediação de leitura na prática! Logo na primeira aula, foram realizadas 5 atividades de grupo e dinâmicas trazendo pontos de reflexão no desenvolvimento das ações lúdicas de leitura, promovendo desde ações de indicação literária tendo como base o acervo já disponível em sala e logo após uma carta direcionada a um dos colegas de sala falando sobre o livro, jogos educativos, como um desafio com um quebra-cabeça que no final teria uma versão própria dos educadores sobre o texto, até brincadeiras envolvendo elementos da narrativa para a construção de uma história que foi apresentada ainda em sala por todos os participantes.

Diversão e aprendizado tomaram conta das ações de leitura em todas as atividades! Teve espaço até para a confecção de um varal de poesia, todos participaram da produção e já saíram de sala com um material pronto para ser replicado em sua escola. Para esta atividade, a programação agregou um conteúdo aprofundado sobre a poesia, abordando desde os o conceito, ao panorama da produção brasileira, ressaltando os autores e o acervo disponível na biblioteca, além de um momento de recital, onde os educadores puderam analisar técnicas de oralidade, postura, entonação de voz e alternativas para envolverem os estudantes a proposta de reflexão da poesia dentro dos seus mais variados gêneros.

Mas, foi fora de sala que a Mediação de Leitura teve sua atividade mais importante da semana, com aplicação prática com os alunos da Escola Francisco Nemésio Cordeiro, recebendo o 30 Minutos pela Leitura, os educadores, foram divididos em grupos que ocuparam vários espaços da escola! Realizado durante todo o dia da quarta-feira, dia 16, as turmas do infantil foram direcionadas para os cantinhos e espaços literários montados, e contaram com a mediação de leitura dos próprios educadores envolvidos na oficina.

Teve tapete literário junto ao local reservado para a árvore literária, com livros expostos por todos os lados e dentro dos caixotes coloridos montados pelo projeto, teve também varal com livros bem abaixo do espaço verde da escola, deixando os alunos bem à vontade para se deleitarem nas muitas opções e gêneros literários disponíveis e, para completar as atividades, teve ainda uma apresentação de contação de histórias, já utilizando os fantoches produzidos na sala de Confecção de Materiais para a Biblioteca!

Segundo a professora da oficina, Zenaide Farias, todos os participantes tiveram a oportunidade de produzir seu próprio material e ainda colocar em prática ações que podem ser replicadas dentro e fora de sala de aula.

“Foi uma semana muito intensa, com muitas atividades, mas conseguimos nesses três dias produzir materiais e estratégias de mediação de leitura que eles já saem prontos para multiplicar, inclusive, fiquei muito feliz com o retorno da turma sobre a primeira etapa, a maioria já começou a mobilização de mudança nos espaços da biblioteca e perceberam a reação dos alunos em querer logo levar o livro pra casa quando tem contato com os espaços tão organizados e atrativos, então estamos indo com a certeza de que deixamos uma contribuição muito positiva para a formação de novos leitores na escola”, ressaltou Zenaide.

Reforçando a proposta de incentivar e motivar os professores participantes na multiplicação das ações, o Projeto Ventos que Transformam, fez uma doação de todo o material de catalogação dos livros para a biblioteca da Escola Família Agrícola São José, em Tianguá/CE, que desde o primeiro Seminário de Leitura, vem relatando sobre a continuidade das atividades da Oficina dentro do espaço de sua escola e com mobilização de todos os educadores e comunidade escolar. Segundo a Coordenadora Pedagógica da Escola Família Agrícola São José, em Tianguá/CE, Gerlane Santos, os professores já ficam na escola aguardando o término de cada dia da oficina para acompanhar que atividade foi desenvolvida e planejar os próximos passos de ação na escola.

“Estamos firmes no compromisso de ser um multiplicador na escola, já estamos com sentimento de saudade, mas sabemos que essa ação deixou muitos bons frutos de aprendizado que vamos poder dar continuidade. Desta vez, a outra coordenadora da escola também está participando e, todos os dias, eu tenho saído uns 20 minutos antes do término da oficina pra poder ir direto pra escola conversar com os educadores, pois eles já ficam aguardando esse retorno para ter informações das atividades e quais serão os próximos passos de ação na escola, tem sido muito gratificante”, disse Gerlane.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Echoenergia e Ventos que Transformam: Dia de diversão e aprendizado para os alunos da escola Humberto Ribeiro Lima num passeio ao Parque Nacional de Ubajara

Echoenergia e Ventos que Transformam: Prefeito de Tianguá, Jaydson Aguiar, acompanha a equipe IBS na visita as obras estruturais das escolas em Valparaíso

Biblioteca em Valparaíso segue em construção com paredes já levantadas e ações de leitura continuam sendo fomentadas pela comunidade escolar