Echoenergia e Ventos que Transformam: Apresentação de Teatro de Bonecos e ações de Educação Ambiental integradas em todas as Formações marcam o Encerramento da II Etapa de Oficinas Práticas do Projeto




Após duas etapas de Oficinas Práticas com ações integradas, participativas e cheias de criatividade, o evento de encerramento da segunda etapa de oficinas do Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com formação do Instituto Brasil Solidário, trouxe um reflexo de todo o potencial visto pelos educadores em sala e, que numa noite conseguiu representar para a comunidade toda a transformação e ação alcançada através das formações!

Seguindo a mesma dinâmica de envolver todos os participantes no processo de aprendizagem, as apresentações foram realizadas pelos próprios alunos da oficina, formada não só por estudantes, mas professores, coordenadores pedagógicos de outras escolas e representantes da Secretaria de Educação e Cultura de Tianguá e Ubajara, todos atuando de forma conjunta, e com mesmo papel importante na construção coletiva do saber. Como na primeira etapa, a Rádio Escolar tomou conta da abertura das apresentações, tomando seu lugar de porta voz da escola, dos educadores, dos alunos de forma democrática e construída a muitas mãos, garantiu o anúncio ao vivo de toda a programação prevista para a noite de encerramento.

Com locução afiada da turma da Oficina, teve música, jingle, vinheta, rádio novela com sonorização dos próprios alunos e até um jornal informativo com entrevistas envolvendo desde assuntos sérios, políticos e de cidadania, até boletins com entrevistados celebridade, garantindo o entretenimento cultural da rádio. As atividades promovidas em outras oficinas também viraram notícia, como o alerta sobre o levantamento feito com a catalogação das árvores da comunidade, já garantindo uma vinheta de sensibilização para a Campanha em prol da substituição das plantas exóticas, por plantas nativas, urgentemente e com apoio de todos da comunidade escolar.

Embalado pela playlist da EFA Valparaíso, o público acompanhou logo em seguida, a exposição dos trabalhos realizados nas salas de incentivo à leitura, na verdade, todo o cenário de fundo do palco das apresentações já demonstrava todo o carinho dedicado pelas mãos de quem esteve por trás das produções artísticas de pintura, arte e costura garantindo o material de apoio para a biblioteca da escola. O colorido dos aventais, tapetes literários, pneus com estofados, plaquinhas cheias de mensagens positivas e os tecidos incorporados em cada detalhe, seja no pano do teatro, no corpinho dos fantoches ou nas almofadas decorativas, todos os elementos conversavam e atraiam os olhares para a importância de atividades lúdicas dentro das áreas de leitura.

Em Educação Ambiental, além dos trabalhos manuais perceptíveis e já instalados na escola, incluindo 3 maquetes de casa sustentável, com os conceitos da Bioconstrução, a sensibilidade para reutilização dos materiais de forma criativa, esteve presente em todas as áreas das Oficinas, ficou até difícil separar a temática de Educação Ambiental como algo desvinculado as outras ações presentes nas formações! Uma das atividades que chamou muita atenção agregando os materiais recicláveis, foi a própria apresentação de Teatro de Bonecos, que fez de garrafinhas de plástico, uma multidão de bonecos dançando um São João bem regional e com a cara da comunidade. E, em todos os detalhes, lá estava a ideia de sustentabilidade, os passarinhos feitos com coco e cabaças, os cactos e plantas do cenário produzidos com EVA e arame, e até os bonecos maiores com canos de PVC e frascos de plástico que seriam descartados.

Diante de toda essa diversidade de conhecimentos e aprendizado, uma das líderes da Associação de Moradores de Valparaíso, e Diretora da Escola Família Agrícola Antônia Suzete de Olivindo da Silva, Marizete José da Silva, reforçou que a escola já começou a se mobilizar e se programar para uma ação compartilhada, onde todos os alunos formarão grupos de oficinas, que serão levadas não só para outras escolas, mas na própria comunidade.

“Depois de toda essa riqueza de conhecimento que estamos recebendo, nosso objetivo, é criar grupos com os alunos para promovermos essas mesmas oficinas em outros espaços do município, seja na escola ou na comunidade. Inclusive, já temos na nossa agenda uma programação para o início de junho, com a semana do meio ambiente, onde vamos fazer uma exposição só de materiais sustentáveis, de reaproveitamento, e nessa primeira ação já vai ter a sala de oficinas, e a partir daí vai estar aberto para outras escolas e para comunidade”, ressaltou Marizete.

Segundo Ana Vládia, Secretária de Educação de Tianguá, o grande diferencial das ações realizadas pelo Projeto esteve principalmente na metodologia, e por este motivo, os educadores tem demonstrado muita motivação para repassar as ações em outras escolas.

“A gente acredita que a semente foi plantada, e o que podermos fazer enquanto Secretaria de Educação para estar apoiando essas pessoas e esses profissionais para multiplicarem todo esse aprendizado, nós vamos estar colaborando. Nós sabemos o quanto está sendo rico para o município receber esta ação, e posso dizer que estou gostando principalmente do que tenho acompanhado da metodologia, pois as temáticas em si, já até foram abordadas em outro momento, em outras formações, mas não dessa forma, com certeza não deixaram o mesmo resultado, o mesmo legado que hoje nós estamos tendo com essas formações”, ressaltou Ana Vládia.

Confira em números o impacto do projeto nas duas etapas de Oficinas Práticas:


Educação Ambiental

- 600 mudas doadas para arborização local;

- 03 viveiros de mudas com ferramentas e materiais para produção e arborização;

- 03 sistemas de compostagem implementados;

- 03 minhocários doados;

- 03 filtros de águas cinzas;

- 03 aquecedores de água solar;

- 03 fornos solar;

- 03 salas iluminadas com lâmpadas produzidas com garrafas PET;

- 160 adesivos de sinalização;

- Canteiros ecológicos e hortas verticais e convencionais implementadas com técnicas de reaproveitamento de materiais (recipientes ecológicos);

- 03 caixas de decomposição instaladas;

- 03 Vias impressas de material ambiental para distribuição às 3 escolas, composto por: 1 fichário, 4 cadernos temáticos, 18 práticas ambientais e 4 sequencias didáticas;

- 12 Banners educativos sobre as práticas ambientais;

- 13 Pôsteres educativos sobre a temática ambiental;

- 02 Sistemas de reaproveitamento de água das escolas;

- 03 Maquetes de casa sustentável com conceito de bioconstrução;

- 20 Modelos diversos de papel reciclável;

- 03 Espaços de coleta seletiva escolar (LEVE);

- 06 Banner educativos sobre coleta seletiva escolar;

Apostilas teoricas, sendo:

- 03 Meio Ambiente - Projetos, preservação e educação ambiental;

- 03 Meio Ambiente & saúde - Projeto de cultivo de plantas medicinais;

- 03 Oficina de Papel reciclado.


Incentivo à Leitura

- 03 árvores literárias montadas;

- 03 espaços lúdicos para leitura implementados;

- 03 Vias impressas de material de incentivo à leitura para distribuição às 3 escolas, composto por: 08 apostilas teóricas (montagem de biblioteca, contação de histórias, teatro de bonecos, educomunicação, artesanato, circulação de ideias, evitando o desperdício e semana de atividades) - 24 apostilas e 05 sequências didáticas e regulamentos para implementação de projetos de leitura  - 15 sequências didáticas;

- 36 Pôsteres educativos sobre a temática de leitura;

- 06 Banners educativos sobre a temática de leitura;

- 1.026 Livros de literatura infanto-juvenis, com acervo elaborado a partir de curadoria e para uso em formações

Material completo para catalogação de acervo, contendo: 

- 02 fichários em madeira;

- 2.000 fichas de catalogação de acervo;

- 2.000 envelopes

- 1.700 fichas de empréstimo de livros

- 1.200 fichas de usuários 

- 1.700 fichas de pesquisa de autor

- 30 rolos de etiquetas coloridas

- 600 marcador de página

- 04 prateleiras centrais em mdf revestida em fórmica (medindo 1,10m de altura, 94cm de largura e 0,50 de profundidade) com três nichos de cada lado e um revisteiro lateral;
 
- 04 árvores literárias, cada uma com 6 prateleiras feitas a partir de caixotes;

- 18 prateleiras feitas a partir de palletes decoradas

Mobiliário para decoração de biblioteca feito a partir de materiais reaproveitáveis 

- 08 Pufes de pneus;

- 06 Sofás e cadeiras de pallets;

- 20 Almofadas;

- 03 tapetes literários para contação de histórias;

- 03 telas multifuncionais para uso em teatro de sombras, teatro de bonecos, mariontes e fantoches;

Materiais de incentivo à leitura produzidos nas oficinas na comunidade, sendo: 

- 10 sacolas de empréstimo de livros;

- 10 aventais para contação de histórias;

- 12 fantoches;

- 10 panôs decorativos diversos;

- 02 Apresentações teatrais com técnicas mistas de teatro de sombra, bonecos de vara e marionetes a fio;

- 01 Sistema completo de rádio-escolar devidamente montado, contendo 1 computador, 4 caixas de som, 1 amplificador, cabeamento, microfone, periféricos diversos, programas apropriados e acervo musical.




























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