Echoenergia e Ventos que Transformam: Rádio Escolar já em funcionamento e com oficina prática de entrevistas, produção textual e Rádio Novela
Semana de produzir, aprimorar e colocar em prática todo o
aprendizado da Rádio Escolar! A segunda etapa de oficinas da Rádio Escolar, do
Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com formação do Instituto Brasil
Solidário, ampliou as oportunidades de ações práticas de conteúdo,
planejamento, sonoplastia e até uma rádio novela, produzida durante os três
dias de atividades práticas!
Após uma primeira etapa deixando o espaço da rádio já bem
movimentado, com vinhetas, anúncios e informativos feitos pelos próprios
alunos, a continuidade da oficina, reservou ações de responsabilidade e
cidadania sobre quem trabalha diretamente com a comunicação. A programação,
incluiu, sempre pela manhã, uma palestra, seguida de uma atividade prática para
a turma, que nesta etapa, contou com 25 participantes, desde alunos,
educadores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das
Secretarias de Educação e Cultura de Tianguá e Ubajara.
Teve exercício de produção textual, entrevista, a produção de
um programa jornalístico dentro da linguagem do rádio, espaço para debater
temas atuais e importantes como a corrupção e consciência política e social
dentro da escola, e, teve também, espaço para o entretenimento, com uma rádio
novela com roteiro, sonoplastia, gravação e edição produzido em sala e já
apresentado na mesma semana.
Segundo José Airton de Sousa, pai de um aluno da Escola
Família Agrícola Antonia Suzete de Olivindo da Silva, que estava como
voluntário na Oficina de Rádio, a formação trouxe não só uma oportunidade de
capacitação para os alunos, mas um espaço para ampliar o senso crítico dos
estudantes e participar mais ativamente das articulações na escola.
“Fiquei muito feliz com essa oficina na escola, é uma das
coisas que eu acho que estava precisando, veio como uma luva para mim,
principalmente eu que sou pai, e o meu filho ele gosta muito dessa parte de
comunicação, então ele ficou muito interessado, para ele foi algo excelente. A
interatividade dos alunos, dos professores, essas palestras de cidadania, tudo
isso influencia para que venha trazer muita coisa boa para a escola e para os
alunos. Eu quero poder dar continuidade ajudando na rádio e também acompanhando
de perto o meu filho fazendo o que ele tanto gosta, mexendo com essa parte da
comunicação na escola”, afirmou José Airton.
Para Diogo Salles, professor da Oficina, a turma mostrou
muito talento e precisa se organizar para dar continuidade sempre com um
planejamento, incluindo a escala de quem ficará responsável pelas programações
contínuas da rádio.
“Nós vimos nessa segunda formação uma turma muito engajada,
que inclusive deu continuidade e ficou tomando conta dos equipamentos da rádio
depois da primeira etapa, então eles estão curtindo bastante, e possuem o
talento, o material e tudo que é necessário para colocar em prática as ações da
rádio, estamos até orientando essa turma para eles se planejarem e construírem
uma escala da programação para toda a semana na escola”, ressaltou Diogo
Salles.
Enfatizando a importância da rádio em estar atento a tudo que
acontece na escola, mesmo em atividade na oficina, o material escolhido para
produção esteve diretamente ligado ao que estava sendo realizado também nas
outras salas e formações práticas! Os dados coletados pela equipe de Educação
Ambiental que resultou num Inventário de catalogação das plantas locais, foi
parar na rádio, com vinheta e boletim informativo, ressaltando o alerta sobre a
importância de substituir as plantas exóticas por plantas nativas, tudo em
primeira mão pela equipe de comunicação da rádio EFA de Valparaíso.
Confira como foram as atividades:
Comentários
Postar um comentário