Biblioteca em Valparaíso segue em construção com paredes já levantadas e ações de leitura continuam sendo fomentadas pela comunidade escolar




Uma das obras mais esperadas da comunidade de Valparaíso, em Tianguá/CE, está dando seus primeiros passos largos e gerando mais expectativa nos alunos e educadores da região! A biblioteca sustentável, descrita no projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com gestão do Instituto Brasil Solidário - IBS, já está com as paredes erguidas e começa a ganhar forma e estrutura do espaço tão aguardado principalmente pelos nossos “Anjos da Leitura”, que mesmo antes da entrega do espaço, seguem fomentando os projetos de mediação de leitura em toda a comunidade.

O envolvimento e mobilização do grupo formado durante as oficinas práticas de incentivo à leitura, tem proporcionado uma continuidade dos projetos literários não só dentro da escola, mas com impacto na comunidade e aproximando os familiares dos alunos em várias atividades de leitura sugeridas pelos educadores. O acervo de mais 1000 livros doados pelo projeto, não parou seu fluxo de empréstimos desde as primeiras aulas de mediação de leitura, já apontando grandes perspectivas de formação de leitores após a entrega da biblioteca com toda a sua estrutura lúdica, confortável e cheia de criatividade para os cantinhos de leitura.

Segundo Marizete José da Silva, Diretora da EFA Antônia Suzete de Olivindo da Silva, que sediará a nova biblioteca, os alunos e educadores continuam motivados e vem promovendo vários projetos com participação ativa da comunidade.  “No próximo dia 19 de dezembro já estamos organizando uma ação de doação de livros para estimular a leitura durante as férias, os alunos estão muito envolvidos e os professores tem promovido várias atividades como piquenique literário, chá literário, além do 30 minutos pela leitura realizado todos os meses”, ressaltou Marizete.

Para a educadora Erika, atual coordenadora pedagógica da EFA em Valparaíso, as iniciativas tendem a aumentar ainda mais a medida que se aproxima a entrega da biblioteca. “Tem sido muito gratificante ver a forma como os educadores tem conduzido as ações de leitura de forma prazerosa e dinâmica com os alunos, nós vemos o encantamento da turma, a diversão e sintonia entre professor e alunos a partir dessas iniciativas, um momento cheio de amor e aprendizado”, enfatiza Erika.

A educadora, pontua que uma das iniciativas que reforçou as ações de leitura nesse final de ano, foi o Chá Literário, promovido dentro das atividades de Português na escola. “Nosso Chá literário, conduzido pela professora Leila, de Português, foi um dos destaques das atividades de leitura que mobilizou os alunos a refletirem sobre a importância da prática da leitura em nosso cotidiano nas mais diversas áreas da vida, foram apresentadas algumas obras e autores e durante a realização das atividades os alunos tomaram um chá e compartilharam conhecimento e experiências literárias, uma ação enriquecedora para toda a turma”, disse.

Veja o andamento das obras da Biblioteca em Valparaíso:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ubajara/CE participa do São João Literário com homenagem a obra de Ariano Suassuna: “O Auto da Compadecida”

Echoenergia e Ventos que Transformam: Dia de diversão e aprendizado para os alunos da escola Humberto Ribeiro Lima num passeio ao Parque Nacional de Ubajara

Echoenergia e Ventos que Transformam: Atividades das Oficinas Práticas são multiplicadas na Semana de Educação Ambiental em Ubajara/CE